Direitos trabalhistas : LiUNA pergunta: quais os direitos dos trabalhadores?

Recentemente, a LiUNA propôs um desafio aos trabalhadores, perguntando-lhes quais os direitos que deveriam ter no trabalho todos os dias. As respostas vieram de todos os cantos dos Estados Unidos e do Canadá.

“[O trabalho] deve ser pago de acordo com a função. Devemos ter direito à greve. Direito a parar de trabalhar. O direito a um local de trabalho não discriminatório e é assim que deve ser em todos os locais de trabalho. O direito ao trabalho não deve significar o direito de trabalhar por menos.”, referem algumas vozes que fazem parte de um grupo de trabalhadores.

A LiUNA apela a que todos os trabalhadores sindicalizados tenham direito a um espaço de lazer e a bebedouros.

“Estar num estaleiro de obras sem uma área de descanso adequada é algo que tomamos como garantido. Por vezes está a chover, outras vezes está muito frio.”, contam alguns membros.

O vídeo onde aparece Mike Hellstrom, Jr. vice-presidente da LiUNA, alerta que os empregadores são obrigados pela Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) a proteger os trabalhadores contra quedas no trabalho, fornecendo equipamento de segurança pessoal, quando necessário, e dando formação aos trabalhadores.

O apelo final do vídeo da LIUNA lembra o passado e aqueles que lutaram para tornar os locais de trabalho seguros, deixando por fim um apelo aos políticos.

“Conseguimos estas vitórias protestando e envolvendo-nos na política. Por isso, os políticos sabem que precisamos disto e é preciso fazer greve quando necessário. Mas a nossa história tem-nos mostrado vezes sem conta que o mundo pode ser cruel e que a ganância das empresas não conhece limites e que os direitos que temos agora podem ser-nos retirados se não nos mantivermos vigilantes.”

O apelo da LiUNA é para que os trabalhadores nunca baixem a guarda e que nunca desistam dos seus direitos.

FOTO: LiUNA