DINÂMICA NO UNIVERSO LIVREIRO

feira do livroA 84ª edição da Feira do Livro de Lisboa pode ser visitada até 15 de Junho, sendo a escolha dos Livros do Dia, uma das principais atrações do evento no parque Eduardo VI, este ano, com pavilhões dedicados aos escritores, Fernando Pessoa e José Saramago.

Além da venda de livros, há uma programação para promover a leitura e o diálogo entre escritores e leitores nesta feira, que este ano voltou a ter um horário alargado por forma a permitir aos visitantes mais tempo na companhia das obras.
De segunda a quinta-feira, a Feira do Livro de Lisboa está aberta desde as 12h30 até às 23h e à sexta-feira fica aberta até à meia-noite. Aos sábados e vésperas de feriado o evento funciona das 11h à meia-noite. Domingos e feriados começa também às 11h e termina às 23h. Depois de Lisboa, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros tem estado a desenvolver esforços para devolver também a Feira do Livro à cidade do Porto. Esta é uma semana marcada por alguns acontecimentos do universo livreiro.

Esta quinta-feira, “Sonhos azuis pelas esquinas” de Ondjaki é apresentado em Setúbal.

O escritor angolano Ondjaki participa no sábado, às 21:30, na livraria Culsete, em Setúbal, numa sessão de apresentação deste seu mais recente livro.

A apresentação da obra estará a cargo de Fátima Ribeiro de Medeiros, proprietária da livraria, doutorada em Literatura e Estudos Portugueses, e insere-se num ciclo de conversas com autores de Língua Portuguesa, que decorre naquele espaço.

Nascido em Luanda a 05 de julho de 1977, Ondjaki estreou-se na literatura em 2000 com “Actu Sanguíneu” e o ano passado venceu o Prémio José Saramago, com o romance “Os transparentes”, e foi distinguido com o Prémio Fundação Nacional do Livro Infantil, do Brasil, com a obra “A bicicleta que tinha bigodes”.

Já a jornalista Vanessa Fidalgo afirma no seu novo livro, “Seres mágicos em Portugal”, que o país “sem grande relutância, ainda é povoado por trasgos, olharapos, gigantes, duendes e diabretes, fadas de lobos, monstros, lobisomens, entre outros seres magníficos e poderosos”.

A obra é apresentada no dia 08, às 16:30, no pavilhão da editora Esfera dos Livros, na 84.ª Feira do Livro de Lisboa que decorre até ao dia 15, no Parque Eduardo VII.

Nesta obra, a autora faz referência às muitas lendas que existem nas diferentes regiões do país, algumas registadas em livros de etnografia e outras pela tradição oral popular, às quais se refere como “o maravilhoso popular”.

A editora Guerra e Paz anunciou a publicação de “O Amor Não é Isto”, o quarto romance de Cláudio Ramos, que é apresentado pela cantora Simone de Oliveira no dia 18, às 18:30, na livraria Bertrand-Picoas, em Lisboa.

Em comunicado, a editora afirma que neste novo romance, “Cláudio Ramos mostra-se ao leitor tal como é, sem esconder o cariz autobiográfico deste livro”.