Os eleitores do Ontário vão às urnas na quinta-feira. Aqui está, no global, o que os três maiores partidos – os Liberais, os Conservadores e os Novos Democratas – prometeram fazer se formarem o próximo governo:
Liberais:
– Eliminar o défice orçamental de $ 12,5 mil milhões até 2017-18.
– Criar um Fundo de Prosperidade e Empregos de $ 2,5 mil milhões (10 anos) para emparceirar com indústrias preparadas para o crescimento.
– Investir $ 15 mil milhões em projetos de transporte público na Área da Grande Toronto e Hamilton (GTHA, na sigla inglesa), incluindo projetos para a GO Transit e uma linha de metro de alívio no centro de Toronto.
– Investir $ 14 mil milhões em estradas, pontes, auto-estradas e outros projetos de trânsito fora da GTHA, incluindo mil milhões de dólares para apoiar o desenvolvimento do Anel de Fogo, no norte do Ontário, com ou sem a ajuda financeira dos Conservadores federais.
– Disponibilizar até $230 milhões para expandir o acesso ao gás natural em comunidades mal servidas, incluindo as comunidades agrícolas.
– Aumentar o imposto sobre o rendimento para pessoas que ganham mais de $ 150.000.
– Criar um Plano de Pensão de Reforma do Ontário que poderá ser integrado numa expansão da CPP no futuro.
– Garantir que cada residente do Ontário tem acesso a um prestador de cuidados de saúde primários, bem como continuar a reduzir os tempos de espera de cuidados de saúde, com foco em encaminhamentos para especialistas.
– Permitir aumentos salariais para os trabalhadores de cuidados para crianças fora do sistema escolar público.
– Promessa de construir novos campos e criar espaços para mais 15.000 estudantes pós-secundário no Ontário.
Conservadores Progressivos:
– Criar um milhão de postos de trabalho ao longo dos próximos oito anos.
Mais de 523 mil empregos seriam criados de qualquer forma, se o governo simplesmente continuasse as políticas da última década.
Outras medidas para criar mais empregos:
– Eliminar 100 mil postos de trabalho no setor público, ao longo de quatro anos. Depois manter em linha com o crescimento da população, que ajudaria a criar 43.184 empregos nos quatro anos seguintes.
– Abolir o College of Trades e eliminar as restrições sobre as profissões especializadas, que ajudariam a criar 170.240 postos de trabalho.
– Reduzir os impostos sobre as empresas para oito por cento, abaixo dos atuais 11,5 por cento, o que iria criar 119.808 postos de trabalho.
– Reduzir o imposto sobre o rendimento pessoal em 10 por cento, depois que o orçamento for equilibrado, o que criaria 47.080 postos de trabalho.
– Colocar a província no comando de todo o trânsito com base ferroviária e das principais auto-estradas da área da Grande Toronto; estabelecer uma nova linha expresso leste-oeste, ligando Etobicoke a Scarborough, pelo centro da cidade de Toronto; expandir as principais auto-estradas e a GO Transit. Isso criaria 96 mil postos de trabalho.
– Preços de energia mais baixos, cortando a burocracia na Hydro One e na Ontario Power Generation; acabar com os subsídios para a energia eólica e solar e reduzir o número de agências provinciais de energia elétrica. Isso ajudará a criar 40.384 empregos.
– Desenvolver o Anel de Fogo no norte de Ontário, o que criaria 4.400 empregos.
– Participar no acordo de livre comércio com a British Columbia, Alberta e Saskatchewan, o que criaria 1.592 empregos.
Outros destaques da plataforma PC:
– Eliminar o défice de $12.5 mil milhões até 2016-17, um ano antes do projetado pelos Liberais e pelo NDP.
– Reduzir o número de ministérios de 27 para 16.
– Implementar um congelamento de salários de dois anos, através de legislação, se necessário, para todos os funcionários públicos, incluindo membros do parlamento provincial, altos funcionários e os mais de 4.000 acordos coletivos de trabalho, em toda a folha de pagamento do setor público.
– Aumentar os objetivos em escolas para leitura, escrita e matemática, apresentar um currículo de literacia financeira, atualizar o currículo de matemática para garantir que os alunos aprendem técnicas matemáticas comprovadas, como memorizar a tabuada, e aumentar o uso de professores de matemática especializados em Grau 4 e Grau 6.
Novos Democratas:
– Aumentar taxa de imposto sobre as sociedades de 11,5 para 12,5 por cento e cortar a taxa de imposto sobre as pequenas empresas de 4,5 para 3 por cento.
– Eliminar o défice de $ 12,5 mil milhões do Ontário até 2017-18.
– Proporcionar cortes de impostos para empresas que criam postos de trabalho, até $ 5.000 por funcionário, mas certificando-se que a estratégia atinge os seus objetivos.
– Forçar o regulador provincial a pedir um corte de 15 por cento para prémios de seguro automóvel.
– Fundo para disponibilizar $29 mil milhões, em 10 anos, para o projeto de trânsito e transporte público.
– Tirar a parte provincial do HST das faturas hidroelétricas e fundir quatro agências hidroelétricas.
– Reduzir em metade os tempos de espera na sala de emergência, com recurso a mais profissionais de enfermagem.
– Garantir que os pacientes que receberam alta do hospital, e necessitam de cuidados em casa, possam tê-los no prazo de cinco dias.
– Um crédito fiscal de $1,275 por cuidador familiar, para ajudar os idosos a viver em casa.
– Abrir 50 novas clínicas de saúde familiar – 24 horas.
– Contratar mais de 1.000 assistentes educacionais nas escolas.
– Congelar as propinas de faculdades e universidades e fazer empréstimos estudantis sem juros
– Nomear um ministro de poupança e de prestação de contas para economizar $ 600 milhões por ano, a partir de 2015-16.
– Restaurar o serviço de passageiros Ontario Northland Rail.