Maputo, 13 jul 2024 (Lusa) – Pelo menos quatro pessoas morreram e outras seis ficaram feridas hoje em despiste de um furgão de transporte de passageiros na província de Gaza, sul de Moçambique, disse à Lusa a polícia moçambicana.
O acidente de viação ocorreu por volta das 08:00 (07:00 em Lisboa) no distrito de Manjacaze. O pneu traseiro esquerdo do furgão rebentou e, na sequência, a viatura despistou-se e capotou, disse Júlio Nhamussua, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Gaza.
O incidente causou a morte de quatros pessoas e fez outros seis feridos ligeiros e que foram levados ao Hospital Rural de Manjacaze.
“A viatura, de 15 lugares, tinha sido alugada por uma igreja”, acrescentou o porta-voz da polícia, apontando o excesso de velocidade como presumível causa do acidente.
Moçambique registou mais de 4.800 mortos em acidentes de viação nos últimos cinco anos, de acordo com dados divulgados em 22 de maio pelo Governo, que apela ao envolvimento da sociedade para travar o flagelo.
“A situação de segurança rodoviária em Moçambique é deveras preocupante, na medida em que nos últimos cinco anos, por exemplo, morreram 4.812 pessoas nas nossas estradas, em resultado de 5.459 acidentes de viação”, disse o secretário permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Ambrósio Sitoe.
LN// SF
Lusa/Fim