Despedimento em massa: Lion Electric em Montreal dispensa 300 funcionários e reduz produção de autocarros

Foto: Facebook Lion Electric

A Lion Electric  Co., sediada em Montreal, informou a demissão de 300 funcionários, sendo um corte de 30% da força de trabalho da empresa. A empresa justificou as demissões como parte do plano de estabilização das suas perdas financeiras, na procura de alinhamento entre os custos e a procura atual.

A empresa acrescentou que o plano também envolve reduzir a produção de camiões elétricos, criar uma nova linha de produtos para vender os seus pacotes de baterias a terceiros e potencialmente arrendar uma grande parte de sua fábrica em Joliet, Illinois.

O anúncio ocorreu no momento em que a empresa relatou prejuízos líquidos que aumentaram 63%, para 19,3 milhões de dólares no segundo trimestre, e uma queda de 48% na receita, para 30,3 milhões dólares, em comparação com o ano anterior.

De abril a junho deste ano, a Lion Electric disse que entregou 101 veículos — uma queda de quase 50% em relação ao ano anterior — e um prejuízo diluído de nove centavos por ação, em comparação a um prejuízo de cinco centavos por ação no ano anterior, superando as expetativas dos analistas.

Este é o segundo despedimento numeroso de 2024 registado na empresa, sendo que em fevereiro e abril já haviam sido despedidos cerca de 220 funcionários.