Desastres ambientais: Tempestades atmosféricas e incêndios florestais deixam rasto de destruição no Canadá

Foto: CityNews

De norte a sul do Canadá, um rasto de destruição provocado por desastres naturais preocupa as comunidades.

A 24 de julho, quarta-feira, chuvas fortes atingiram o sul do Quebec, principalmente Montréal, como Laurentians, Lanaudière e Montérégie. A Environemnet Canada registou três tornados que atingiram a região.

Um dos tornados capotou um camião e arrancou várias árvores em Brossard, na Costa Sul de Montreal, durante a noite. Outros dois tornados foram confirmados em St-Hippolyte, ao norte de Montreal, por volta das 16h00, e Cap-Sante, a oeste da cidade do Quebec, no início da noite.

Em Saint-Hippolyte árvores foram arrancadas, a infraestrutura foi danificada e caiu granizo de dois centímetros, e em Cap-Sante, os danos foram mais significativos numa fazenda.

As tempestades provocaram o fecho do Matte Boulevard, entre a Highway 30 e o Du Quartier Boulevard, e deixaram milhares de clientes da Hydro-Quebec sem energia, na manhã de dia 25, principalmente nas regiões de Laurentians e Capitale-Nationale.

Mais a norte, a destruição foi provocada pelos incêndios florestais que se transformaram em verdadeiras tempestades de fogo e engoliram milhares de hectares das regiões de British Columbia e Alberta.

Em Jasper, já arderam 36.00 hectares e cerca de 50% da cidade histórica está reduzida a cinzas, segundo as autoridades do governo de Alberta.

No entanto, a descida das temperaturas e as chuvas registadas a 25 de julho, quinta-feira, ajudaram a conter a propagação do grande incêndio florestal.

Uma declaração do gabinete do Primeiro-Ministro, a 25 de julho, informou que Justin Trudeau conversou com Danielle Smith, premier de Alberta, sobre os recursos e o apoio que estão a ser disponibilizados para a cidade devastada pelo fogo, bem como para outras comunidades da região que estão sendo ameaçadas por incêndios florestais. Trudeau e Smith concordaram em manter contato regular conforme a situação se desenrola.

Na manhã de sexta-feira, 26 de julho, ainda havia registo de 173 incêndios florestais ativos em Alberta, com mais de 550.000 hectares queimados desde o início da temporada de incêndios florestais.