Desastres ambientais: Deslizamentos de terra geram preocupação com inundações em B.C.

Foto: CityNews

Um deslizamento de terra, durante a noite do dia 31 de julho, no interior da British Columbia (B.C.) bloqueou o Rio Chilcotin na região de Cariboo.

O Governo Nacional de Tŝilhqot’in (TNG) declarou o estado de emergência local, na tarde de 1 de agosto, quinta-feira, por causa do risco de inundações repentinas na zona, num espaço de 24 a 48 horas e a acumulação de água acima da represa bloqueada. Foram emitidas duas ordens de evacuação para os moradores da área.

A ministra de Preparação para Emergências e Alterações Climáticas de B.C., Bowinn Ma, disse que os monitores no local mostraram a água a vazar lentamente pela represa.

A presidente do Distrito Regional de Cariboo, Margo Wagner, acrescentou que a água poderia subir sobre o deslizamento ou causar uma fissura na barreira de terra, fazendo com que ela cedesse.

O BC River Forecast Centre, emitiu um alerta de inundação para o rio Chilcotin, a montante do deslizamento de terra. Também emitiu um alerta de inundação para o rio Fraser, de onde ele encontra o rio Chilcotin, na jusante até Hope, em BC, devido à duplicação do volume do deslizamento ocorrido em 2019 no rio Fraser.

Ma pediu aos moradores que ficassem longe das margens do rio Chilcotin e de qualquer lugar no rio Fraser ou ao longo dele. No entanto, referiu que a província está preparada para tomar medidas adicionais para manter as pessoas e as comunidades seguras em caso de inundações.

Ela disse ainda que, embora a principal preocupação da província sejam os moradores de B.C., as inundações também podem ter efeitos significativos na vida selvagem e nos ecossistemas fluviais.

Scott Hinch, reitor associado do Laboratório de Ecologia e Conservação do Salmão do Pacífico da Universidade de B.C., completou que os detritos empilhados com 30 metros de altura e 600 metros de comprimento, bloqueando o rio Chilcotin, podem causar problemas para as populações de salmão chinook e salmão vermelho enquanto a água estiver retida e quando ela eventualmente se libertar.

Em risco está a desova dos peixes, para continuação da espécie, com ressalva de Hinch também ao facto do Rio Fraser estar mais quente e ser quase letal para o salmão, se os peixes forem impedidos de entrar em águas mais frias alimentadas por geleiras.

O deslizamento apanhou um homem que foi resgatado e levado de helicóptero para o Aeroporto Wiliams Lake e de lá para o hospital.  Não há relatos de outros feridos relacionados com o deslizamento de terra.