![Olivia Chow, ao centro, ladeada por Andrew Cash (à esquerda) e outros deputados, apelou à ajuda do governo federal. (Fred Chartrand/The Canadian Press) Olivia Chow, ao centro, ladeada por Andrew Cash (à esquerda) e outros deputados, apelou à ajuda do governo federal. (Fred Chartrand/The Canadian Press)](https://www.correiodamanhacanada.com/wp-content/uploads/2014/01/ndp-Olivia-Chow.jpg)
![Olivia Chow, ao centro, ladeada por Andrew Cash (à esquerda) e outros deputados, apelou à ajuda do governo federal. (Fred Chartrand/The Canadian Press)](http://www.correiodamanhacanada.com/wp-content/uploads/2014/01/ndp-Olivia-Chow.jpg)
Os deputados da Nova Democracia (NDP) de Toronto incitaram o governo Conservador a trabalhar com a província do Ontário, para financiar ajuda de apoio à maior cidade do Canadá, ainda a recuperar da recente tempestade de gelo.
Olivia Chow – que disse que está a “considerar seriamente” concorrer para presidente de Toronto – apelou ao primeiro-ministro para vir em socorro da cidade.
“Stephen Harper, seja justo, aja agora e ajude Toronto”, afirmou Chow. Chow acrescentou que, se o governo federal pôde ajudar Calgary, que lidou com as graves inundações no ano passado, poderia também ajudar Toronto.
Enquanto isso, o deputado Andrew Cash referiu que era “inaceitável” que o governo federal não tenha ainda dito nada sobre ajudar a cidade a lidar com o rescaldo da tempestade, que derrubou fios elétricos e deixou centenas de milhares de pessoas sem eletricidade, por alguns dias. A Public Safety Canada explicou que o pedido de Toronto, para obtenção de ajuda financeira, deve primeiro ser dirigido ao governo provincial, que decide se deve haver lugar a assistência e quanto poderá vir a pagar. A província poderá, então, apelar por financiamento, junto do governo federal, no âmbito do regime de assistência Disaster Financial Assistance Arrangements, se as despesas elegíveis forem superiores a $1 por pessoa, com base na população provincial.
Nesta semana, o Conselho Municipal de Toronto concordou em solicitar junto da província que declare a cidade uma “zona de calamidade” – um passo necessário para se qualificar para o financiamento, ao abrigo de um programa o Ontário.
A cidade procura ajuda, não só para a tempestade de gelo, que custou cerca de $106 milhões, mas também visa uma assistência para lidar com os $65.2 milhões, em custos decorrentes de uma tempestade severa que inundou partes de Toronto, em 8 de julho.
Nesta sexta-feira, está prevista uma reunião entre os líderes municipais e a ministra dos Assuntos Municipais e Habitação do Ontário, para discutir a ajuda de financiamento, solicitada por um número de comunidades afetadas pela tempestade de gelo do mês passado.