Sarah Jama já não vai representar o NDP no parlamento de Ontário. A agora ex-deputada provincial foi afastada do grupo parlamentar por Marit Stiles, líder do NDP de Ontário, no dia de ontem. Tudo acontece, dias depois de Sarah Jama ter feito uma publicação polémica nas redes sociais sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
Marit Stiles, líder do NDP de Ontário, anunciou que Sarah Jama foi afastada do grupo parlamentar na sequência de uma publicação polémica que fez nas redes sociais sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
Stiles emitiu uma declaração na segunda-feira, 23 de outubro, confirmando a saída de Jama.
“Na nossa bancada, há espaço para diferentes pontos de vista, mesmo para pontos de vista divergentes. Mas isso baseia-se nos princípios fundamentais da confiança e do trabalho conjunto como uma equipa”, escreveu Stiles.
“A Sra. Jama e eu chegámos a um acordo para a manter no NDP Caucus, que incluía trabalhar em conjunto e de boa-fé, sem surpresas. A nossa bancada e o nosso pessoal fizeram esforços significativos para a apoiar durante um período indubitavelmente difícil.”
A 10 de outubro, Jama, deputada por Hamilton Centre, publicou uma declaração de dois parágrafos em papel timbrado do NDP de Ontário que não mencionava o ataque surpresa do Hamas.
Em vez disso, a publicação optou por se centrar na luta de décadas dos palestinianos sob a ocupação israelita, a que se referiu como “apartheid”. A publicação de Jama nas redes sociais incluía o hashtag “FreePalestine”.
Mais tarde, ela publicou um pedido de desculpa nas redes sociais, mas não retirou a declaração original.