Demografia no Canadá: Elevados custos de vida afetam taxa de fertilidade

Foto: Lisa Fotios/Pexels
Foto: Lisa Fotios/Pexels

Há cada vez mais jovens adultos canadianos a desistirem de ter filhos. A queda da taxa de fertilidade pode estar relacionada com os elevados custos de vida. É o que consta de uma nova análise da Statistics Canada.

Os jovens de hoje enfrentam muitos problemas, como a instabilidade económica, a saúde mental e as perturbações decorrentes da pandemia da Covid-19.

De acordo com um novo relatório da Statistics Canada, estes fatores, em conjunto, aumentaram a pressão sobre os cerca de 7,3 milhões de canadianos dos 15 aos 29 anos. Reduziram a sua qualidade de vida em geral. Além disso, a probabilidade de terem filhos é menor.

A análise, divulgada esta quarta-feira, dia 20 de setembro, cita o aumento dos preços e a falta de acesso à habitação como fatores que afetam a fertilidade.

38% dos jovens adultos acham que não podem ter um filho nos próximos três anos. 32% dizem não conseguir ter uma casa adequada para constituir família nesse mesmo período de tempo.

A redução das taxas de fertilidade tem estado no radar da StatCan há anos, com a tendência notória a começar por volta de 2009. Em 2020, a taxa de fertilidade do país caiu de 1,47 filhos por mulher para 1,40 filhos.

Tendo em conta o local onde podem viver, os jovens adultos questionam se devem ou não ter filhos. Segundo a StatCan, este cenário deve “influenciar a composição demográfica e geográfica do Canadá a longo prazo”.