CRTC APROVA AQUISIÇÃO DA ASTRAL MEDIA PELA BELL

O logotipo da Bell Media é exibido num edifício em Toronto (The Canadian Press/HO)
O logotipo da Bell Media é exibido num edifício em Toronto (The Canadian Press/HO)
O logótipo da Bell Media é exibido num edifício em Toronto (The Canadian Press/HO)
O logótipo da Bell Media é exibido num edifício em Toronto (The Canadian Press/HO)

A Bell ganhou a aprovação regulamentar para a sua segunda tentativa de compra da Astral Media e do seu cobiçado pacote de canais de TV especializados e estações de rádio, num negócio de 3,4 biliões de dólares.
A Comissão de Telecomunicações e Rádio-Televisão Canadiana (CRTC) anunciou a sua decisão na quinta-feira (dia 27), logo após os mercados fecharem. A CRTC rejeitou a oferta inicial da Bell pela Astral, no último outono, dizendo que não era nos melhores interesses dos canadianos.
Mas o regulador disse que a proposta revista – na qual a Bell concordou em vender alguns dos canais de TV especializados da Astral e estações de rádio – satisfez as suas preocupações de que a empresa seria demasiado dominante no mercado.
A controladora da Bell, BCE Inc., afirmou que quer comprar a Astral para disponibilizar o seu conteúdo através da TV tradicional, computadores, smartphones e tablets. O serviço de TV pago de Inglês da Astral, The Movie Network, e o serviço de TV de língua francesa, Super Ecran, seriam provedores-chave de shows e filmes.
A Bell está a tentar competir com o serviço de streaming online Netflix – que tem mais de um milhão de clientes canadianos que pagam pela sua oferta de programas de televisão e filmes – e YouTube, que lançou os seus canais pagos no mês passado.
Como condição para a aprovação do negócio da CRTC, a Bell deve vender um número de canais de televisão especializados em inglês e francês da Astral, incluindo o Cartoon Network, a Disney DX e Teletoon, junto com algumas das suas estações de rádio de língua Inglesa.