Crise nacional: Governo anuncia plano nacional para combater roubo de carros

FOTO: Chrystia Freeland/X

O Governo federal afirma que uma maior partilha de informações entre as forças policiais e um grupo de trabalho que envolve todos os níveis de governo estão entre as medidas que está a implementar como parte de uma estratégia nacional para combater o roubo de automóveis.

Ministros federais, incluindo a ministra das Finanças, Chrystia Freeland, e o ministro da Segurança Pública, Dominic LeBlanc, revelaram a estratégia em Brampton, meses depois de os federais terem convocado uma cimeira para abordar o que descrevem como uma preocupação internacional complexa e crescente.

Várias das medidas referidas na nova estratégia, tais como 28 milhões de dólares destinados a ajudar a impedir a expedição de automóveis para o estrangeiro e a introdução de novas infrações no código penal do país, foram previamente anunciadas no orçamento federal deste ano.

O Plano de Ação Nacional de Combate ao Furto de Automóveis também apela a mais intervenções nos portos, com a Agência dos Serviços de Fronteira do Canadá encarregada de alargar as buscas aos contentores de transporte, numa tentativa de impedir que os veículos sejam enviados para o estrangeiro.

A estratégia também prevê que o Ministério da Segurança Pública do Canadá lidere um grupo de trabalho que envolva todos os governos provinciais e territoriais, uma medida que, segundo LeBlanc, tem como objetivo garantir que todos se mantenham empenhados em encontrar soluções práticas para resolver o problema.

A nova estratégia apresenta alguns êxitos na luta contra o roubo de automóveis desde a cimeira de fevereiro, incluindo a integração da base de dados de veículos roubados da Royal Canadian Mounted Police (RCMP) com a base de dados mantida pela Interpol e um aumento de 105% em relação ao ano anterior no número de veículos recuperados pela Agência Canadiana de Serviços de Fronteira até 4 de maio.