A Polícia Provincial de Ontário (OPP) acusou duas pessoas e continua à procura de outros suspeitos ligados à fraude de vendas porta a porta, que impactaram mais de 200 vítimas, numa investigação originada em 2021 em Collingwood, Ontário, que mais tarde evoluiu para o Projeto ‘Nettle’.
As autoridades determinaram que os incidentes de fraude foram financeira, emocional e fisicamente devastadores para muitas vítimas em toda a província.
A polícia descobriu que os suspeitos faziam-se passar por vendedores e iam às casas de adultos idosos ou pessoas vulneráveis para iniciar fraudes onde as vítimas celebravam contratos de serviço doméstico a preços exorbitantes.
Os suspeitos utilizavam acordos falsos para registar Notificações de Interesses de Segurança (NOSIs), que eram pagas pelos suspeitos utilizando hipotecas com juros elevados contra as casas das vítimas, em que, nalguns casos, este facto obrigou algumas vítimas a vender as suas casas devido a perdas financeiras.
Segundo a OPP, as vítimas acreditavam que estavam a receber serviços, instalações e renovações gratuitas através de subsídios ou descontos do governo.
Dois homens, um de 39 anos, de Mississauga, Ontário, um de 40 anos, de Scarborough, Ontário, foram detidos e acusados de vários crimes de fraude. Três outros homens, um de 23 anos, de Toronto, um de 33 anos, de Pickering, Ontário, e um de 28 anos, de Scarborough, continuam a ser procurados em todo o Canadá por várias acusações de fraude e uma acusação de branqueamento de produtos do crime.
Até ao fecho desta edição, para além destes três homens estava também a ser procurada uma mulher que roubou um Porche, à porta de casa e após manobra de distração na casa dos proprietários da viatura, em Mississauga.
A Polícia Regional de Peel divulgou imagens de vídeo chocantes em que se vê a mulher suspeita a recuar aceleradamente com a viatura, atropelando o proprietário.
Segundo os agentes, a mulher foi à residência da vítima na zona de Winston Churchill e Eglinton Avenue, perto de Credit Valley Road, por volta das 2h00 pm de 16 de setembro, para se informar sobre um anúncio na Auto Trader relativo à venda de um Porsche Cayenne de 2022.
A câmara da campainha registou a chegada da mulher à casa, que pediu para ver o carro enquanto esperava pelo pai. Outras imagens de videovigilância registaram o vendedor a mostrar o carro, na entrada da garagem com a suspeita dentro do Porsche Cayenne. Quando ele se dirige para a traseira, ela faz marcha-atrás rapidamente, derrubando e ferindo o homem.
As autoridades acreditam que a mulher estava com um cúmplice que a esperava num veículo separado, também captado nas imagens de vigilância.
A polícia pede à comunidade cuidado redobrado nas vendas de veículos online para prevenção destas situações.