Díli, 21 set 2020 (Lusa) — Mais de 200 pessoas, maioritariamente professores portugueses e estudantes timorenses, entre cidadãos de outros países, chegaram hoje a Díli num voo proveniente de Lisboa, operado pela empresa euroAtlântico.
O Boeing B767-300ER da euroAtlântico chegou a Díli cerca das 11:15 (03:15 em Lisboa), depois de uma viagem direta de Lisboa com paragens técnicas no Dubai e em Kuala Lumpur.
A bordo viajaram 119 cidadãos portugueses (alguns têm dupla nacionalidade), maioritariamente professores da Escola Portuguesa de Díli.
Viajaram ainda 76 timorenses, quase todos estudantes que estavam em vários países e se concentraram em Lisboa para poder regressar a casa, depois de meses sem o poder fazer.
Entre os passageiros estão ainda dois cidadãos do Reino Unido, um cidadão brasileiro, três cabo verdianos, um espanhol e um irlandês, segundo fonte da empresa.
O voo, iniciativa da própria euroAtlântico, foi organizado para permitir que regressassem a Timor-Leste os professores da Escola Portuguesa de Díli (EPD), que tinham saído num voo de repatriamento operado pela mesma empresa.
Timor-Leste, que está com um caso ativo da covid-19 (com 26 doentes recuperados desde o início da pandemia), está sem voos comerciais desde março, deixando o país praticamente isolado.
O país está atualmente a cumprir o quinto período de 30 dias de estado de emergência, com restrições nas entradas por terra e ar.
A viagem chegou a estar marcada para 06 de setembro, mas foi adiada a pedido do Governo timorense para permitir o repatriamento dos estudantes timorenses.
Todos os passageiros tiveram de apresentar testes negativos à covid-19 e terão agora de cumprir um período de 14 dias de quarentena em Díli.
O avião pernoita em Díli antes de regressar a Lisboa, levando portugueses e timorenses — todos tiveram que obter testes negativos da covid-19 – que não têm tido alternativa para sair de Timor-Leste.
Nesse voo para Lisboa seguem 24 portugueses, 25 timorenses, uma cidadã alemã e dois cabo-verdianos.
O voo deverá aterrar em Lisboa ao final da noite de terça-feira.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 957.948 mortos e mais de 30,8 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).
ASP // JMC
Lusa/Fim