Covid-19 cresce no Canadá: nova subvariante representa 34,4% dos casos

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

A nova subvariante HV.1 da Covid-19 está a ganhar força em todo o Canadá, constituindo um terço dos casos notificados até ao final de outubro. Os especialistas médicos dizem que não é claro se é mais contagiosa do que outras variantes.

Uma nova subvariante da Covid-19, chamada de HV.1, está a ganhar força em todo o Canadá, mas ainda não se sabe se é ou não mais contagiosa do que as variantes anteriores, segundo os especialistas em saúde.

A HV.1, uma subvariante da Ómicron, é um dos únicos grupos de linhagem que apresenta um crescimento consistente no país, de acordo com a Agência de Saúde Pública do Canadá.

Em agosto, a subvariante representava 2,1% dos casos notificados, a 29 de outubro a subvariante representava 34,4% dos casos, declarou a Agência de Saúde Pública na página oficial da internet.

Em Ontário, a HV.1 foi a linhagem que mais cresceu (23,5%) de 15 a 21 de outubro. Segundo a Public Health Ontario, registou-se um aumento para 43% a 8 de novembro.

Embora a HV.1 esteja a ganhar força, a Agência de Saúde Pública do Canadá referiu que, a partir do passado dia 7 de novembro, os indicadores dos níveis de atividade da Covid-19 variavam de moderados a baixos em todo o país.

No mês de outubro, de todas as estirpes da Covid-19, 94% pertenciam às sublinhagens da Ómicron, avançou a Agência de Saúde Pública. Uma delas será a HV.1.

À medida que a HV.1 se espalha, especialistas em saúde estão a avisar que pode ser ainda muito cedo para determinar se é mais contagioso do que as outras.

Os sintomas da HV.1 são muito semelhantes aos das variantes anteriores, tais como mal-estar geral, fadiga, dores no corpo, febre, tosse e corrimento nasal. Em casos mais graves, as pessoas podem sentir falta de ar, o que pode levar à hospitalização.