Jagmeet Singh recebeu 81% de apoio num voto de confiança depois de defender o acordo com os liberais. Na convenção do NDP, que decorreu este fim de semana, os delegados comprometeram-se ainda a forçar o Governo liberal a cumprir as suas obrigações em matéria de assistência farmacêutica.
O líder federal do NDP, Jagmeet Singh, sobreviveu à revisão da sua liderança, mas o apoio do seu partido está a diminuir.
Durante a convenção do NDP em Hamilton, 81% dos delegados votaram a favor de Singh após o seu discurso de abertura.
Trata-se do voto de confiança mais baixo para um líder do NDP desde Tom Mulclair, que foi rejeitado por mais de metade dos delegados na convenção do partido em 2016, em Edmonton.
Em 2021, Singh recebeu o apoio de 87% dos delegados e em 2018 recebeu quase 91% de apoio.
Alguns delegados na convenção do NDP criticaram o acordo de confiança e fornecimento do partido com os liberais.
Outros dizem que gostariam que ele assumisse uma posição mais dura contra o primeiro-ministro Justin Trudeau.
Os delegados da convenção elegeram ainda a assistência farmacêutica como uma prioridade no seu acordo com os liberais. Dizem que vão retirar o seu apoio se o Governo minoritário não cumprir as suas exigências.
O acordo de confiança e fornecimento exige que o Governo apresente legislação sobre um quadro de assistência farmacêutica até ao final do ano, em troca do apoio do NDP em votações importantes na Câmara dos Comuns.
O partido aprovou por unanimidade uma resolução de emergência não vinculativa que prevê que o acordo seja anulado se a assistência farmacêutica não for universal e inteiramente pública.