Durante a manhã de sábado, dia 17 de agosto, um tornado (EF1) com velocidade estimada de vento de 165 km/h, num comprimento de 5,23km, largura de 230 metros e movimento de aproximadamente 240 graus, atingiu a área de Ayr, no sudoeste de Ontário.
De acordo com o Northern Tornadoes Project (NTP) da Universidade de Western Ontario, o tornado desenvolveu-se perto de Wolverton e seguiu para o leste até Ayr. O impacto da tempestade foi visto e sentido por pessoas de toda a comunidade.
O tornado provocou danos estruturais em edifícios, veículos e árvores, virou carruagens de comboio vazias e um trator com reboque e arremessou dois reboques. Não há feridos a registar.
Em Toronto e toda a GTA, foram as chuvas e trovoadas registadas no sábado e domingo, 17 e 18 de agosto, que provocaram o caos.
As chuvas severas, por vezes acompanhadas de trovoada, durante o dia 17 de agosto, provocaram inundações na área metropolitana de Toronto e Mississauga, levando ao encerramento de várias ruas, estradas e autoestradas, como a 427, 409 e 401.
Vários carros ficaram presos nas ruas inundadas e pessoas tiveram de ser resgatadas em Mississauga, em Toronto e em Etobicoke.
Em Etobicoke, várias casas foram inundadas, levando os moradores a exigir medidas rápidas das autoridades. Embora tenham adotado precauções individuais, acusam os sistemas de esgotos e canalizações deficientes de serem a principal causa das inundações na zona.
As autoridades meteorológicas indicam que os solos estão com dificuldades de absorção de chuvas torrenciais em curtos espaços de tempo e que as pessoas devem evitar zonas próximas a lagos, rios e riachos.
O Aeroporto Pearson de Toronto também registou algumas infiltrações nos terminais 1 e 3, e teve de desviar e adiar alguns voos devido aos ventos fortes e ao grande volume de precipitação.
A chuva torrencial de sábado despejou 128,3 milímetros de chuva no Aeroporto Pearson, superando o recorde de 2013 de 126 milímetros registado no aeroporto, que está prestes a ter seu verão mais chuvoso de todos os tempos.
A comunidade ficou em alerta, num fim de semana atribulado e ainda com a iminência da tempestade tropical Ernesto que passou a 18 de agosto ao largo das Bermudas, aproximando-se um dia depois de Halifax, Nova Escócia e Newfoundland com ventos de 120km/h.
Foto: CityNews