CONDENADO À MORTE QUER FILMAR EXECUÇÃO

euaA execução de Russell Bucklew está marcada para a próxima quarta-feira no Missouri mas a 5 dias da data este condenado reclama perante a justiça o direito de filmar a sua execução, como forma de provar o sofrimento que acredita vir a sofrer.

A execução está agendada para 21 de maio, em Bonne Terre, no Missouri e vai ser a primeira a ser realizada nos Estados Unidos, depois da que correu mal no dia 29 de abril, no Oklahoma.

Russell Bucklew, condenado à morte pelo homicídio do seu rival e violação da sua ex-namorada, fez saber numa declaração agora divulgada, que sofre de tumores vasculares no cérebro e no pescoço e tem distúrbios circulatórios, por isso, acredita que vai suportar o mesmo sofrimento que o condenado Oklahoma.

Numa queixa de 15 páginas, enviada ao tribunal federal do Missouri, pede por isso a filmagem da execução para aquilo que chama de preservar a evidência crucial de que o processo utilizado viola a 8.ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos, que proíbe a punição cruel e incomum.

Um médico anestesista que examinou o condenado registou no relatório apresentado ao tribunal, que Bucklew corre um sério risco de asfixia e sufoco durante a execução, por causa da obstrução parcial das vias aéreas e complicações atribuídas a angiomas congénitos que podem provocar hemorragias.