Concorrência notificada da compra da Efacec pela Mutares

Lisboa, 17 jul 2023 (Lusa) — A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou hoje que recebeu, no passado dia 07 de julho, a notificação da aquisição da Efacec pela Mutares, de acordo com um anúncio publicado na imprensa.

Segundo a AdC, “a operação de concentração notificada consiste na aquisição”, pela Mutares, do “controlo exclusivo da Efacec Power Solutions e entidades relacionadas”.

O regulador lembrou que a Mutares é um “investidor internacional de capitais privados, focado na aquisição de empresas em transição, particularmente de base industrial ou tecnológica, com o objetivo de promover o seu crescimento estável e rentável”.

A Mutares anunciou, em 23 de junho, que já tinha assinado o acordo para a aquisição da Efacec ao Estado, por um valor não revelado, estando a conclusão da transação prevista para o terceiro trimestre de 2023.

Em 07 de junho, o Governo aprovou a proposta da Mutares para a privatização da Efacec, sem revelar os valores envolvidos.

O Estado injetou 132 milhões de euros na Efacec, a que se somam mais 85 milhões de euros em garantias.

Em abril, a Parpública anunciou ter recebido propostas vinculativas melhoradas de quatro candidatos à compra de 71,73% da Efacec, no âmbito do processo de reprivatização da empresa.

As propostas vinculativas melhoradas foram apresentadas pela Mutares, Oaktree, Oxy Capital e Agrupamento Visabeira-Sodecia.

O Governo aprovou em novembro do ano passado um novo processo de reprivatização da participação social do Estado de 71,73%, com um novo caderno de encargos, depois de ter anunciado em 28 de outubro que a venda da Efacec ao grupo DST não foi concluída por não se terem verificado “todas as condições necessárias” à concretização do acordo de alienação.

ALN (PE/LT) // CSJ

Lusa/Fim