COMIDA LEVA 34 MILHÕES POR DIA

Famílias compram mais frescos e cozinham mais
Famílias compram mais frescos e cozinham mais
Famílias compram mais frescos e cozinham mais
Famílias compram mais frescos e cozinham mais

Crise obriga a poupanças na compra de eletrodomésticos e vestuário e dirige as preferências dos consumidores para as marcas brancas.
Os portugueses andam sempre à procura das promoções, consomem mais marcas próprias e compram mais frescos para cozinhar. Mesmo com as despesas mais comedidas, gastaram 34 milhões de euros por dia em alimentação nos híperes e supermercados no ano passado, mais meio milhão por dia do que durante 2011.
“2012 foi o ano de todas as promoções, descontos e cartões”, sublinhou ontem a diretora-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), explicando que mais de 25 por cento das vendas do setor em 2012 foram realizadas com descontos.
Uma das consequências deste foco nos preços foi a queda das cadeias de‘discounters’(de preços baixos), que registaram uma descida de 0,4 por cento, explicada por Ana Isabel Morais com a “aproximação de preços” pelos híperes e supers.
O setor alimentar da grande distribuição cresceu no ano passado 1,3 por cento, atingindo 12,4 mil milhões de euros, segundo dados da APED. Pelo tipo de produtos comprados, mais frescos e mais em mercearias, conclui-se que as famílias estão a cortar nos alimentos transformados.
Ler mais na pág. 8