COMBOIOS NO CANADÁ COM APERTADAS MEDIDAS DE SEGURANÇA

viaViajar num comboio no Canadá poderá tornar-se, em breve, como embarcar num avião, devido às medidas de segurança que a Via Rail pondera pôr em prática. Toda a bagagem e até os passageiros estarão sujeitos a apertados sistemas de controlo e vigilância.
As medidas, descritas em documentos libertados sob a Lei de Acesso à Informação, estão a ser consideradas como resposta direta à alegada conspiração terrorista para fazer descarrilar um comboio que levou à detenções de suspeitos, no passado mês de abril, disse Jacques Gagnon, um porta-voz da Via Rail.
Presentemente, a Via Rail faz buscas aleatórias e raio-X da bagagem, usa cães farejadores nas estações de passageiros e observa os sinais de comportamento suspeito, sublinhou Gagnon. “Os nossos funcionários são treinados para detetar a linguagem do corpo.” O responsável acrescentou que algumas medidas de segurança foram intensificadas nos últimos meses e que outras mais poderão ser desenvolvidas.
A implementação de novas medidas poderá originar que o serviço ferroviário leve o caso ao tesouro federal para obtenção de fundos.