A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Mélanie Joly, confirmou que o Canadá irá disponibilizar 1 milhão de dólares para ajudar a travar a varíola em África, enquanto o governo elabora um plano, há muito adiado, sobre a forma de interagir com o continente.
O financiamento irá para a Organização Mundial de Saúde, que tenta conter a propagação do vírus anteriormente conhecido como varíola dos macacos, que se tem vindo a espalhar rapidamente por toda a África.
O dinheiro será destinado a melhorar os sistemas de deteção e notificação da varíola, nomeadamente através do reforço dos testes laboratoriais e da aceleração da investigação.
“O Canadá está ao lado dos nossos parceiros africanos e multilaterais nos seus esforços para acelerar a resposta ao atual surto de varíola”, afirmou Joly num comunicado. “Estamos preparados para ajudar na resposta global e fazer a nossa parte para impedir a propagação do vírus”.
Joly visitou um centro de coordenação de vacinação na Costa do Marfim, antes de uma visita de dois dias à África do Sul, nos dias 21 e 22 de agosto. A visita à nação da África Ocidental tem também como objetivo explorar prioridades comuns de combate ao terrorismo e afirmar os laços do Canadá com os dois países francófonos.