CIRCULAÇÃO ALTERNADA EM PARIS CONTRA POLUIÇÃO

parisA capital francesa registou 5 dias consecutivos um nível de poluição acima dos níveis aceitáveis por lei e o governo de Paris decidiu adotar a circulação alternada de automóveis a partir de segunda-feira.
Nos dias ímpares, podem circular os automóveis com matrículas ímpares e nos dias pares circulam os veículos com matrículas pares.
Além desta medida numa cidade em estado de alerta máximo de poluição há vários dias e à semelhança de outras regiões francesas, as autoridades permitem o uso gratuito dos transportes públicos para encorajar os automobilistas a deixarem os seus veículos em casa.
Assim a partir desta segunda-feira, os automóveis com matrículas ímpares iniciam a aplicação da medida que faz parte dum conjunto anunciado pelos serviços do primeiro-ministro, sendo uma decisão, que não se verificava desde 1997, podendo prolongar-se até terça-feira.
Cerca de 700 polícias serão mobilizados para controlar o trânsito esperado circular em Paris e nos 22 municípios limítrofes e quem não cumprir as regras, paga uma multa de 22 euros, voltando ao local de origem, caso se registe desobediência, o carro será imobilizado.