O Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) regressa a 5 de setembro, com força total, depois de vários anos de desafios relacionados com a pandemia e perturbações no setor artístico.
O cineasta Kazik Radwanski diz que o regresso é muito importante, depois de a Covid-19 e as greves de Hollywood terem atingido duramente a indústria cinematográfica e diminuído o poder das estrelas dos festivais anteriores.
O nativo de Toronto, cuja comédia dramática ‘Matt & Mara’ faz a sua estreia norte-americana no festival, diz que o TIFF é importante para a cultura, identidade e reconhecimento global da cidade.
Mais de 270 filmes irão iluminar os ecrãs da 49.ª edição do festival, incluindo filmes de sucesso como a tragicómica história de amor entre trabalhadores do sexo ‘Anora’, de Sean Baker, a comédia de terror ‘Nightbitch’, de Marielle Heller, protagonizada por Amy Adams, e ‘The Last Showgirl’, que marca o regresso de Pamela Anderson a Hollywood.
Entre os artistas que deverão marcar presença no festival deste ano incluem-se Denzel Washington, Jennifer Lopez, Bill Murray, Bruce Springsteen, Nicole Kidman e Adam Driver.
O festival abre com o ‘Quebra-Nozes’, uma comédia dramática de David Gordon Green protagonizada por Ben Stiller, e encerra com a estreia de ‘The Deb’, de Rebel Wilson.
Entretanto, Cate Blanchett, Angelina Jolie, Amy Adams e o cineasta de Toronto David Cronenberg estão entre as estrelas que serão homenageadas no ‘TIFF Tribute Awards’.
Alguns dos nomes mais reconhecidos da música, como Robbie Williams e Elton John, também têm filmes no TIFF deste ano, na maioria em estilo de documentário.
O TIFF decorre até 15 de setembro e poderá haver transtornos nas estradas para condutores e utilizadores dos transportes públicos.
A King Street West, entre a Peter Street e a University Avenue, estará fechada das 5 pm do dia 5 de setembro até as 5 pm do dia 9 de setembro.
A Toronto Transit Commission (TTC) informou o ajuste de algumas rotas dos elétricos entre os lados leste e oeste da University Avenue, com autocarros a substituir algumas rotas. Os utilizadores dos transportes devem consultar a página do TTC para acompanhar as mudanças nas rotas.