CINEMA – EUA COM 3,53 MIL MILHÕES DE EUROS EM RECEITAS

‘Blue Jasmine’ de Woody Allen é um dos êxitos da temporada
‘Blue Jasmine’ de Woody Allen é um dos êxitos da temporada
‘Blue Jasmine’ de Woody Allen é um dos êxitos da temporada
‘Blue Jasmine’ de Woody Allen é um dos êxitos da temporada

Hollywood voltou a bater um recorde nas bilheteiras de verão, apesar de vários blockbusters terem desiludido nas salas americanas. No total, os EUA alcançaram 3,53 mil milhões de euros em receitas, valor que representa uma subida de 10,2 por cento face ao ano anterior. Os grandes estúdios estão incrédulos porque, pela primeira vez, filmes de autor, com orçamentos mais modestos, têm permitido maiores margens de lucro do que as grandes produções.
Grande parte da subida de receitas é explicada pela subida nos preços dos bilhetes de cinema, mas até nos espectadores Hollywood sai por cima: às salas norte-americanas, entre junho e setembro, foram um total de 573 milhões de pessoas, mais 6,6 por cento do que em relação ao período homólogo do ano passado.
Entre os grandes êxitos da temporada estão ‘O Mordomo’, de Lee Daniels, que custou 23 milhões de euros e deu, até ao momento, uma receita de 74 milhões de euros; e ‘Blue Jasmine’, a obra de Woody Allen, que já chegou a Portugal e que é a sua melhor estreia de sempre no outro lado do Atlântico, estando acima dos 20 milhões de euros de bilheteira. Também o terror marcou pontos: ‘The Conjuring: A Evocação’, que estreia quinta–feira nas salas nacionais, rendeu acima de cem milhões e custou cerca de 20 milhões de euros.
Em matéria de blockbusters, este foi um verão com muitas desilusões: casos de ‘O Mascarilha’, obra da Disney que se ficou por pouco mais de 70 milhões de euros de receita, ou de ‘Depois da Terra’, ficção científica em que o ator Will Smith contracena com o filho Jaden – custou mais de cem milhões de euros e rendeu perto de 50 milhões.