Ao longo das próximas semanas, a cidade de Toronto vai proceder à remoção de mais um conjunto de bicicletas abandonadas, como parte da limpeza anual de primavera da cidade.
No ano passado, a equipa da cidade removeu 813 veículos de duas rodas abandonados, para ajudar a melhorar a aparência de muitos dos bairros de Toronto.
“As bicicletas abandonadas são uma monstruosidade na nossa comunidade.
Removê-las vai levar um longo caminho para manter o tão necessário estacionamento de bicicletas”, disse o vereador Denzil Minnan-Wong, presidente da Comissão de Obras Públicas e Infraestrutura, em comunicado de imprensa.
Moradores que notem bicicletas abandonadas na sua área podem pedir a remoção das mesmas ao telefonar para o número 311.
Ao reportar uma bicicleta abandonada, as pessoas devem fornecer informações detalhadas sobre o tipo de bicicleta, o quadro e a localização.
As bicicletas abandonadas normalmente têm peças em falta ou danificadas, pneus furados ou ausentes ou geralmente parecem estar em condição de inutilizável.
Se a cidade não tiver a certeza se a bicicleta foi abandonada, uma notificação será colocada na bicicleta. O proprietário pode remover a etiqueta e estacionar a bicicleta noutro local, caso esta ainda esteja em uso.
Após 14 dias, a cidade vai retirar as bicicletas marcadas.
“’Ghost bikes”, que servem como memoriais de beira da estrada para os ciclistas que foram gravemente feridos ou mortos, não serão removidas durante este programa, indicou Steve Johnston, o coordenador de comunicações da cidade de Toronto.
A limpeza de bicicletas é uma de uma série de atividades do programa Clean Toronto Together (Limpar Toronto Juntos) que serão executadas durante a Semana da Terra (22 – 27 de abril).
Outros eventos incluem a remoção de graffiti e os dias de limpeza programados em escolas, locais de trabalho e em espaços públicos.