O vereador Adam Vaughan diz que o município cometeu um “grande erro” ao levantar o alerta de tempo frio, com ventos fortes e quando se esperavam mais temperaturas baixas. O vereador fez o comentário à CP24, no sábado de manhã, quando a cidade reativou o alerta, na antevisão das baixas temperaturas esperadas para a noite de sábado.
O alerta tinha estado em efeito, em grande parte da semana, mas foi levantado por volta das 11 horas de sexta-feira, apesar de uma previsão meteorológica alertar para temperaturas abaixo de zero e ventos com rajadas até 80 Km/h, durante a noite e madrugada.
Como resultado, cerca de 26 espaços de abrigo, que são disponibilizados durante os alertas meteorológicos de frio extremo, foram fechados durante a noite, juntamente com o centro de conforto no Metro Hall.
Um alerta de frio extremo é emitido sempre que é esperado que a temperatura seja de – 15 C ou inferior durante a noite.
O alerta pode também ser emitido quando as condições meteorológicas extremas, como uma nevasca ou uma queda brusca de temperatura são esperadas.
Durante a conversa com a estação televisiva CP24, Vaughan sugeriu que o critério para a emissão dos alertas deve ser alargado.
De acordo com a agência Environment Canada, esperava-se que a temperatura rondasse os – 3 C, na maior parte do dia de sábado, antes de baixar para os –
19 C, ao longo da noite. Somando o fator vento, a sensação térmica rondaria os – 27 C.