CERCA DE 10 CANDIDATOS A DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO DOS TEATROS DO PORTO

pportoO vereador da Cultura da Câmara do Porto, Paulo Cunha e Silva anuncia que cerca de dez pessoas se candidataram a diretores de programação dos teatros Rivoli e Campo Alegre na primeira fase do concurso público.
A Câmara tem agora 44 dias para eleger os cinco finalistas ao cargo de programador do projeto “Teatro Municipal” por três anos e 100,8 mil euros e no início do mês, o vereador da Cultura apontou a conclusão do processo de escolha do futuro programador para o fim de maio.
Paulo Cunha e Silva, explicou também que os cinco escolhidos para a fase final do procedimento vão receber “uma carta-convite” para apresentarem, “no prazo de nove dias”, uma “metodologia de programação” para o “Teatro Municipal”.
Após a qualificação dos cinco melhores candidatos, o “critério de adjudicação” será a “metodologia de trabalho proposta para a elaboração do projeto de programação” do Teatro Municipal, com um peso de 80%, e o prazo de apresentação da mesma (20%).
O júri do concurso terá de ter em conta a proposta economicamente mais vantajosa, além de durante a apreciação dos currículos, ter que ponderar a “Experiência em direção artística ou de programação de teatros”, com um peso de 50%, a “Experiência em direção artística de um festival internacional de artes performativas (40%)” e a “Participação em redes de produção, programação e circulação de projetos performativos (10%)”.
O contratado terá, depois, até 90 dias para apresentar o projeto de programação para o Teatro e o caderno de encargos do concurso estipula que os candidatos têm de ter experiência na direção de projetos artísticos com candidaturas aprovadas, nos últimos sete anos, a um programa de financiamento nacional e a um de financiamento comunitário, para além de experiência em direção artística ou de programação de teatros” de três anos.