CEIIA PREPARADO PARA NOVA FAMÍLIA DE AVIÕES COMERCIAIS DA EMBRAER

LusaPorto, 16 nov (Lusa) — O presidente do centro de excelência na área automóvel e aeronáutica Ceiia está preparado para participar em novos projetos da Embraer, como a nova família de aviões comerciais E2, e aguarda pela definição dos requisitos para avançar com uma proposta.

Depois do desenvolvimento de dois terços do avião cargueiro militar KC-390 para o gigante aeronáutico brasileiro Embraer, o Centro de Excelência para a Inovação e Indústria (CEIIA) está capacitado para agarrar outros projetos. Um deles poderá ser o programa E2 que a Embraer lançou em 2013 para desenvolver uma nova geração de aviões com base nos atuais quatro modelos E-Jets: o Embraer 170, 175, 190 e 195.

“O Ceiia está preparado para todos os desafios de participação no desenvolvimento da família E2 da Embraer, depois da participação do KC-390”, disse à agência Lusa o presidente do Ceiia, José Rui Felizardo, quando questionado sobre uma eventual participação no desenvolvimento dessas aeronaves, cujas primeiras peças já começaram a ser produzidas na fábrica de estruturas metálicas de Évora, uma das duas unidades que a construtora brasileira tem naquela cidade.