CAVACO SILVA INICIA 3ªFEIRA VISITA A SÃO FRANCISCO E TORONTO

cavacoCom o mar, a economia e as comunidades portugueses na agenda, o Presidente da República inicia terça-feira uma visita a São Francisco, nos EUA e a Toronto, no Canadá.
A chegada do chefe de Estado a São Francisco está prevista para as 13:15 locais (21:15 em Lisboa), mas só ao final da tarde Cavaco Silva terá o primeiro encontro da visita, com um grupo de cerca de 60 jovens portugueses das áreas da Tecnologia e da Inovação residentes na região da Baía de São Francisco, no dia seguinte, os trabalhos começarão logo pelas 08:45 locais, com um pequeno-almoço com os membros do Conselho da Diáspora Portuguesa e quadros portugueses, seguido de uma audiência com o governador da Califórnia, Jerry Brown.
O almoço será na residência de John Mello, um açoriano que vive há mais de 40 anos nos EUA e que é atualmente presidente de uma empresa de biotecnologia industrial, e juntará a ex-secretária de Estados dos EUA Condoleezza Rice, além de empresários, como John Doerr (da Kleiner Perkins, um dos maiores fundos de capital de risco da Califórnia) e KR Sidhar (CEO da Bloom Energy, empresa que produz células de energia).
À tarde terá lugar um dos pontos mais importantes da agenda da visita do Presidente da República à Califórnia, com a participação de Cavaco Silva na sessão de encerramento da Cimeira Mundial do Mar – a World Ocean Summit 2014. Na cimeira, o chefe de Estado estará acompanhado pelo ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, a administradora da Gulbenkian Teresa Patrício Gouveia, o administrador do AICEP Pedro Pessoa e Costa e o presidente da administração do Porto de Sines, João Franco.
Segundo fonte de Belém, esta deslocação a São Francisco do Presidente da República pode ser entendida como a “continuação” da visita oficial que Cavaco Silva realizou no final de 2011 aos Estados Unidos, com passagem por Nova Iorque, Washington e San Jose, uma cidade a algumas dezenas de quilómetros de São Francisco. Durante a estadia a San Jose, o chefe de Estado contactou com a comunidade portuguesa residente na Califórnia, visitou a Universidade de Stanford e esteve em Silicon Valley.
O estado da Califórnia é o terceiro maior dos EUA, com 88 milhões de habitantes e tem a 9ª maior economia mundial. É na Califórnia que reside a maior comunidade de portugueses e luso-descendentes nos EUA, cerca de 350 mil pessoas, a maioria oriunda dos Açores.
Com o dia de quinta-feira reservado para a viagem entre São Francisco e o Canadá, a agenda da visita do chefe de Estado em Toronto só tem efetivamente início na sexta-feira, com um pequeno-almoço de Cavaco Silva na sede do TD Bank com 15 empresários canadianos e responsáveis de bancos e fundos de risco.
A meio da manhã, o Presidente da República seguirá para a Assembleia Legislativa do Ontário, onde terá um encontro com a primeira-ministra da província do Ontário, Kathleen Wynne, e governador, David Onley.
Antes de almoço, Cavaco Silva encerrará um seminário económico Canadá-Portugal, que contará com a participação de cerca de 40 empresários portugueses, grupo que viajará diretamente de Lisboa para Toronto é composto por responsáveis de diferentes áreas, como o turismo, vinhos, cortiça ou os têxteis.
No final do dia, o chefe de Estado irá oferecer uma receção à comunidade portuguesa no Canadá, que incluirá um concerto do fadista António Zambujo, com a participação de Nelly Furtado.
No sábado, último dia da visita, Cavaco Silva terá um almoço com membros da Federação Luso-Canadiana de Quadros e Empresários, seguindo depois para uma audiência com o ministro do comércio externo do Canadá, Ed Fast.
O último ponto de agenda da viagem será uma visita à “Luso-Canadian Charitable Society de Toronto.
Além do ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, acompanham o Presidente da República na deslocação ao Canadá o o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, e os deputados eleitos pelo círculo Fora da Europa, Carlos Gonçalves e Maria João Ávila.