CARRILHÕES DE MAFRA E PAÇO DE VILAR DE PERDIZES À BEIRA DOS SÍTIOS MAIS AMEAÇADO

convento mafraOs Carrilhões do Palácio-Convento de Mafra e o Paço de Vilar de Perdizes figuram entre os onze monumentos e sítios pré-selecionados para o programa “Os 7 Sítios mais Ameaçados” de 2014, da Europa Nostra.
O Centro Nacional de Cultura representa em Portugal, a Europa Nostra, organização não-governamental europeia de salvaguarda do património, divulgou a lista dos onze monumentos pré-selecionados pela Europa Nostra para o programa “Os 7 Sítios mais Ameaçados” e dela constam estes dois ícones portugueses.
O Paço de Vilar de Perdizes, no concelho de Montalegre, originalmente do século XVI, foi ampliado e remodelado nos séculos XVII, nomeadamente a capela com azulejos, e no século XVIII, sendo destacado em particular os traços da arquitetura barroca e maneirista do paço, e os tetos em madeira, considerados únicos em Portugal, enquanto se realça que os carrilhões de Mafra constituem um conjunto único no mundo de 120 sinos em bronze, sendo o maior do século XVIII que chegou aos dias de hoje.
Da lista consta também o sítio arqueológico romano de Golemo Gradiste na ex-República jugoslava da Macedónia, o Mosteiro Bardzrakash de S. Gregório, em Dsegh, da Idade Média, na Arménia, os bairros históricos de Dolcho e Apozari, com as suas igrejas medievais e mansões dos século XVIII e XIX na cidade grega de Castória, a cidadela de Alessandria, na região do Piemonte, em Itália, construída no século XVIII, gizada por Ignazio Bertola, e uma maquinaria de cena do século XIX do Teatro Bourla, em Antuérpia, na Bélgica.
Alguns dos sítios e monumentos sinalizados “encontram-se em risco, por falta de recursos financeiros ou técnicos, outros por negligência ou falta de planeamento adequado”, mas a lista final dos Sete Sítios só vai ser divulgada no dia 05 de maio durante o Congresso Europeu do Património, em Viena. A análise para recuperação e promoção está a ser feita com ajuda de peritos do BEI, responsáveis pela análise e aconselhamento e ajudarão na implementação de um plano viável de ação para cada um dos sete sítios.