Carassauga 2025: Festival Multicultural chega à sua 40.ª edição

O festival Carassauga voltou a transformar Mississauga numa viagem multicultural nos dias 24 e 25 de maio, com pavilhões espalhados por vários centros recreativos da cidade.

No sábado, o Correio da Manhã Canadá (CMC) visitou o Paramount Fine Foods Centre, onde os bombos do pavilhão africano davam o tom a uma tarde de celebração que incluiu música tradicional iraquiana, artesanato vietnamita e sabores cipriotas.

O festival Carassauga, sediado em Mississauga, celebrou este ano o seu 40.º aniversário. Trata-se de um dos maiores festivais multiculturais do Canadá.

Criado em 1986, o evento nasceu do desejo de promover a diversidade cultural e o espírito comunitário através da arte, da música, da dança e da gastronomia de várias partes do mundo.

Ao longo das décadas, o Carassauga cresceu, tornando-se uma verdadeira celebração das comunidades que compõem o mosaico multicultural da cidade.

O CMC visitou os pavilhões do Sudão, do Chipre – onde foram servidas delícias da gastronomia local – e do Vietname, onde foram apresentadas técnicas artesanais.

Em 2025, para assinalar os 40 anos de história, o festival preparou uma programação especial, com atuações de artistas internacionais, desfiles culturais e novos pavilhões, que representaram países e regiões emergentes.

A cultura portuguesa esteve patente no Centro Cultural Português de Mississauga (CCPM). Os visitantes puderam ver o mosaico de regiões de Portugal através da música, da dança e de uma variedade de espetáculos.

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores foram apresentados como paraísos tropicais no meio do Atlântico, com a natureza à espera de ser explorada.