CANADIANOS QUEREM ESTRATÉGIA NACIONAL PARA ATENDIMENTO AO IDOSO

senior

seniorUma sondagem divulgada pela Associação Médica Canadiana refere que a maioria da população quer uma estratégia nacional para os cuidados de saúde aos idosos.
A sondagem Ipsos Reid, feita anualmente, como parte do boletim nacional da associação sobre questões de saúde, revelou que 93 por cento dos inquiridos indicaram que qualquer plano deve abordar os cuidados em lares, hospitais e instalações de longo prazo.
Um igual número sugeriu que todo o sistema pode ser melhorado para manter os idosos em casa o maior tempo possível, aliviando assim a carga em hospitais e casas de saúde.
Anna Reid, a presidente da associação, referiu que a pesquisa mostra que custa 126 dólares/ dia disponibilizar cuidados a um idoso, contra 842 dólares por dia num hospital. Mas a “opção de custo-benefício” seria que os idosos estivessem em casa e recebessem os cuidados que necessitassem.
Outros resultados desta sondagem revelaram que 89 por cento dos entrevistados acreditavam que uma abordagem nacional para cuidados aos idosos devem envolver os orgãos do governo federal, provincial, territorial e municipal. 78 por cento sugeriu ainda que o governo federal tem um papel importante a desempenhar no desenvolvimento de uma estratégia.
A sondagem, realizada entre 17 e 26 de Julho por telefone a 1.000 canadianos, tem uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.