
Os canadianos estão a viajar menos para os Estados Unidos da América (EUA). Novos dados da Statistics Canada revelam que, só em abril, as viagens de regresso por avião caíram quase 20%. Por estrada, a queda foi ainda maior: mais de 35%, em comparação com abril do ano passado.
É o terceiro mês seguido com descidas nas viagens entre os dois países. Entre as possíveis razões estão alertas de segurança, receios na fronteira e críticas à política de Donald Trump.
Mas há outro lado da moeda. Ao mesmo tempo, o número de viagens para fora dos EUA está a aumentar. Só em abril, os regressos ao Canadá vindos de outros países subiram quase 10%.
Numa altura em que este padrão se acentua, a Air Canada decidiu apostar na América Latina. A companhia aérea anunciou quatro novos destinos e 13 novas rotas para o inverno de 2025.
Vai haver voos de Toronto para o Rio de Janeiro, Cartagena e Guadalajara. Montreal passa a ter voos para Santiago do Chile e Guatemala. Também há novas ligações a partir de Quebec City, Halifax, Ottawa e Vancouver.
O Governo canadiano avisa, no entanto, que há riscos de segurança em alguns desses destinos, como o Brasil, Colômbia, Guatemala, México e Jamaica.
Mesmo assim, a Air Canada quer mais voos fora dos EUA. E os canadianos parecem prontos a mudar de rota.