Foi anunciado hoje o primeiro grupo de astronautas a voltar à Lua desde 1972.A missão inclui três norte-americanos da NASA e um canadiano da Agência Espacial do Canadá.
Jeremy Hansen está prestes a entrar na história do Canadá.
O canadiano, de 47 anos, é a primeira pessoa sem cidadania dos Estados Unidos da América (EUA) a deixar a órbita da Terra para se juntar à missão lunar Artemis II no próximo ano.
Servindo como especialista de missão, Hansen é um dos quatro astronautas designados para a missão de 10 dias que está programada para ser lançada em novembro de 2024.
O anúncio foi feito esta segunda-feira, dia 3 de abril, pela NASA e a Agência Espacial Canadiana (Canadian Space Agency – CSA). Os outros três astronautas da missão são todos americanos: Christina HammockKoch, Victor Glover e G. Reid Wiseman.
Se tudo correr bem, esta será a primeira vez que os humanos chegam tão perto da Lua desde o programa Apollo, há mais de 50 anos.
Os astronautas visitaram a lua pela última vez em dezembro de 1972, encerrando o programa Apollo. Até agora, 24 homens – todos norte-americanos- visitaram a Lua e metade deles caminhou sobre ela.