O Governo canadiano já anunciou que vai permitir que viajantes norte-americanos totalmente vacinados entrem no Canadá para fins recreativos a partir de 9 de agosto. Todos os restantes residentes vão apenas poder passar a fronteira a partir de 7 de setembro.
O Governo do Canadá anunciou que, a partir de 9 de agosto, vai abrir as fronteiras a viajantes vindos dos Estados Unidos para fins não essenciais que estejam totalmente vacinados. E a vacinação deve ter sido feita com uma das quatro vacinas contra a Covid-19 aprovadas para uso no Canadá, pelo menos 14 dias antes da chegada. O anúncio foi feito na segunda-feira, dia 19 de julho.
Além disso, os federais canadianos vão estender essa flexibilização das medidas de fronteira a outros cidadãos estrangeiros apenas um mês depois, a 7 de setembro. Isso se a situação doméstica da Covid-19 se mantiver favorável.
No entanto, há algumas exceções à regra: crianças norte-americanas não vacinadas com menos de 12 anos e crianças dependentes não vacinadas vão poder acompanhar um parente ou um tutor legal totalmente vacinado e renunciar a quarentena de 14 dias. Ainda assim, devem seguir as diretrizes de saúde pública relevantes da região que visitam.
Todos os viajantes vão ser obrigados a descarregar o comprovativo de vacinação na aplicação ou website ArriveCAN antes de embarcarem para o Canadá. E sem esquecer de levar o certificado de vacina para apresentar aos agentes fronteiriços.
O Governo canadiano também anunciou na segunda-feira que vai expandir o número de aeroportos que aceitam voos internacionais a partir de 9 de agosto.
Além do Aeroporto Internacional Montreal-Trudeau, do Aeroporto Internacional Toronto Pearson, do Aeroporto Internacional Calgary e do Aeroporto Internacional de Vancouver, vão ser adicionados o Aeroporto Internacional Quebec City Jean Lesage, o Aeroporto Internacional Ottawa Macdonald-Cartier, o Aeroporto Internacional Winnipeg James Armstrong Richardson, o Aeroporto Internacional Edmonton e Halifax e o Aeroporto Internacional de Stanfield.
A partir da mesma data, o Governo federal vai descartar a estadia obrigatória de três noites num hotel designado pelos federais para viajantes não vacinados que cheguem ao Canadá. Ainda assim, vão ser obrigados a apresentarem um plano de quarentena adequado. Já desde 5 de julho que os cidadãos totalmente vacinados estão isentos de quarentena.
Os viajantes totalmente vacinados ainda deverão apresentar um teste negativo à Covid-19 72 horas antes de embarcarem. Mas pode ser dispensado o teste pós-chegada, a menos que sejam selecionados aleatoriamente para o fazer.
À data do anúncio, as autoridades dos EUA não anunciaram planos semelhantes para suspender as restrições para os canadianos que querem dar entrada no país vizinho para fins não essenciais.
A fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos foi encerrada para viagens não essenciais, por acordo mútuo, a 21 de março de 2020, e as restrições foram renovadas a cada mês desde essa data.