Cães nos EUA: Canadianos obrigados a registo nos CDC para levarem cães

FOTO: UNSPLASH

A partir do dia 1 de agosto, os Centros Americanos de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) têm novas regras rigorosas para qualquer cão que atravesse do Canadá para os Estados Unidos.

Não vai ser permitida a entrada de cães com menos de seis meses de idade. Anteriormente, os criadores de cães no Canadá podiam enviar os animais com oito semanas de idade para os Estados Unidos.

Os CDC avançam que qualquer cão que não esteja em conformidade será recusado a entrar. As novas regras podem ser consultadas na página da internet do organismo do país vizinho.

“Terá de marcar uma consulta com o seu veterinário, obter o seu microchip, tomar a vacina contra a raiva, pedir-lhe que preencha os formulários necessários e levá-los à Agência Canadiana de Inspeção Alimentar para serem carimbados. Depois, terá de submeter a informação no website dos CDC e obter um recibo que permita a entrada do seu cão no país”.

De acordo com a Associação Médica Veterinária Canadiana (CVMA), os novos requisitos estão a ser introduzidos para proteger os animais e as pessoas.

Os EUA apostam na medida tendo em vista as preocupações com a disseminação da raiva, além de quererem garantir que todos os cães tenham as vacinas adequadas.