BRASIL – 500 ALUNAS PODEM DAR À LUZ EM PROVA

BrasilPelo menos 517 estudantes brasileiras estão em risco de dar à luz quando estiverem a fazer o exame de admissão à universidade em outubro. O Ministério da Educação prepara uma operação de apoio a essas estudantes e a milhares de outras que também estão grávidas.
Entre os 7,1 milhões de alunos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que dá acesso ao Ensino Superior, 6,7 mil declararam estar grávidas e 3,1 mil esperam o filho para outubro e vão precisar de cuidados especiais. Destas, 517 têm os partos previstos precisamente para 26 e 27, os dias das provas nacionais.
O Ministério da Educação vai, por isso, colocar nos locais das provas ambulâncias e equipas médicas que, se for necessário, possam realizar o parto na sala de aula ou levem a grávida para o hospital mais próximo. As estudantes que não puderem fazer o exame por darem à luz terão direito a uma outra prova, após deixarem a maternidade.
Recorde-se que em 2012, uma aluna, Pamela de Oliveira Lescano, deu à luz na sala de aula no segundo dia dos exames nacionais.