BBVA VAI SAIR DE PORTUGAL

BBVAO Banco Bilbao e Vizcaya Argentaria, sigla BBVA, vai sair de Portugal na sequência de três anos de prejuízos que somaram 133 milhões de euros até setembro passado, avança o jornal espanhol El País.
O banco estará à procura de um comprador para o negócio em Portugal, onde está presente há 23 anos e terá tomado a decisão devido à falta de rentabilidade do negócio em território português onde tem 83 balcões.
A saída do BBVA de Portugal coincide também com o anúncio de saída do banco britânico Barclays, por ter deixado de considerar a operação em Portugal estratégica.
O BBVA chegou a Portugal em 1991 ainda como BBV, tendo depois crescido ao comprar unidades de bancos estrageiros que queriam vender filiais.
Em 2002, comprou as unidades do Argentaria, que levou depois a uma fusão das duas entidades e do Crédit Lyonnais, Midas, além da divisão de crédito ao consumo do Banco Efisa.
Nas últimas contas apresentadas pelo BBVA há uma redução da presença em Portugal, onde chegou a ter 150 balcões.
Em 2012, esse número foi reduzido para 87 e, atualmente, situa-se nos 83, sendo que a unidade portuguesa está incluída na de Espanha e representa 0,91% dos ativos totais, incluindo quatro negócios: a banca generalista, uma unidade de fundos de pensões, uma outra unidade dedicada a fundos de investimento onde se inclui o BBVA Leasing, que constituiu o negócio pioneiro do banco em Portugal e ainda uma unidade de financiamento imobiliário.
Nas últimas semanas, outras instituições bancárias, como, o banco BIC e o banco Santander Totta, admitiram manifestar interesse na compra de ativos de outros bancos em território português.