BARROSO DIZ QUE “RECONHECIMENTO DO PAÍS” SIGNIFICA QUE DECISÃO DE DEIXAR GOVERNO “FOI CORRETA”

LusaLisboa, 03 nov (Lusa) – O ex-presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso afirmou hoje que “o reconhecimento” de Portugal, através da condecoração entregue pelo Presidente da República, significa que “foi correta a decisão” que tomou de deixar o Governo em 2004.

“Nenhuma distinção podia dar-me maior satisfação do que esta que o senhor Presidente da República acaba de me atribuir – por via de vossa excelência, como Presidente da República, o máximo representante de Portugal -, por significar para mim o reconhecimento do meu país, por significar para mim também que foi correta a decisão que tive de tomar em 2004”, afirmou Durão Barroso sobre a saída do governo de que era primeiro-ministro.

Na intervenção após receber de Cavaco Silva o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique, Barroso afirmou que, enquanto presidente da Comissão, executou também “um programa português” e defendeu a necessidade de se combater “algum soberanismo” patente em setores da opinião pública portuguesa.