Maputo, 09 set 2020 (Lusa) – O Banco Mundial (BM) anunciou hoje, em comunicado, uma doação de 104 milhões de dólares (88 milhões de euros) para “apoiar programas de desenvolvimento de competências para jovens moçambicanos”.
O programa vai investir no ensino superior, técnico e vocacional de Moçambique, destaca.
O objetivo é “capacitar os jovens através do desenvolvimento de competências de alto nível por meio de uma educação pós-secundária de qualidade”, enquanto se preparam “políticas para incentivar a criação de empregos vinculados a sistemas produtivos modernos”, refere Idah Z. Pswarayi-Riddihough, diretora do BM no país.
O projeto vai apoiar a colaboração contínua com indústrias, defender a emancipação das mulheres e difundir conteúdos relacionado com as mudanças climáticas, acrescenta a instituição, no comunicado.
A operação “está alinhada com as prioridades do país delineadas no seu Plano Quinquenal, bem como com o Quadro de Parceria do Banco Mundial para o período fiscal de 2017-21, que reconhece que uma economia mais diversificada, produtiva e inclusiva exigirá maior investimento em capital humano”, conclui.
A doação foi aprovada na terça-feira e será feita pela Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), parte do Banco Mundial, criada em 1960 com a premissa de apoiar países mais pobres através de doações e empréstimos com juros baixos ou inexistentes.
LFO // VM
Lusa/Fim