Banco do Canadá: Notas com rei Carlos III chegam ao Canadá em 2027

SONY DSC

Há um ano, a 6 de maio de 2023, Carlos III foi coroado no Reino Unido. A cerimónia foi acompanhada por milhões de pessoas em todo o mundo. No Canadá, o momento histórico foi visto com especial atenção, não fosse o monarca o chefe de Estado do país.

É sabido que as responsabilidades do rei no Canadá são mais simbólicas do que governativas. Os seus deveres constitucionais incluem assinar leis, nomear o primeiro-ministro, convocar ou dissolver o Parlamento. Há ainda outro aspeto importante: tradicionalmente, o monarca é representado no dinheiro canadiano, sendo praticamente omnipresente no dia a dia da população.

A propósito do primeiro aniversário da coroação do rei Carlos, o Banco do Canadá anunciou novidades a introduzir no dinheiro que circula no país. A partir de 2027, as notas de 20 dólares passam a conter um retrato de Carlos III.

Há ainda novidades no design das notas de 20 dólares. Atualmente, os retratos aparecem na horizontal, mas a partir de 2027, a orientação vai passar a ser vertical, à semelhança do que já foi feito nas notas de 10 dólares.

Por outro lado, há elementos que se vão manter. Tal como hoje em dia, a nova nota de 20 dólares vai ser fabricada em polímero. Além disso, vai continuar a ser maioritariamente de cor verde e também vai manter a imagem do Canadian National Vimy Memorial no seu verso.

A chegada de Carlos às notas canadianas não significa o adeus a Isabel II. Apesar das mudanças, as notas da rainha que já existem vão continuar a ser válidas. O Banco do Canadá espera, aliás, que se mantenham em circulação durante vários anos.

Recorde-se que, no que toca às moedas, o retrato de Carlos III já circula no Canadá. As primeiras moedas com a imagem do monarca foram apresentadas em novembro e começaram a circular em dezembro. As moedas com a imagem da rainha também continuam a circular e mantêm-se legais.

O primeiro aniversário da coroação de Carlos III foi celebrado esta segunda-feira, dia 6 de maio. A data foi assinalada poucos dias depois de o monarca ter recebido luz verde para regressar ao ativo. O diagnóstico de cancro afastou-o de eventos públicos durante quase três meses.

Foto: Bruce Guenter/Flickr