O Banco do Canadá diz que o reforço de investimento de vários milhares de milhões do governo federal transformou o que teria sido uma revisão em baixa da sua previsão do crescimento em 2016 num “upgrade”. O banco central também manteve a sua taxa de juro inalterada em 0,5 por cento.
O banco espera que os investimentos do governo de cerca de 25 mil milhões de dólares nos próximos dois anos compensem as consequências negativas de um dólar ligeiramente mais forte, uma procura externa mais fraca e um desinvestimento no setor de petróleo.
O banco está agora a prever que a economia cresça 1,7 por cento em 2016, acima da sua expectativa de janeiro de 1,4 por cento.
Utilizando os mesmos números de linha de base no orçamento de Otava, este projeta que os investimentos conjuntos do governo federal e provincial contribuam com 0,5 pontos percentuais para o crescimento este ano e 0,6 pontos percentuais em 2017.
Mas, mesmo com a ajuda do governo, o banco reduziu a sua projeção de crescimento para 2017 de 2,4 por cento para 2,3 por cento.
Este foi o primeiro relatório de política monetária do Banco do Canadá desde que o governo Liberal apresentou o seu orçamento em 22 de março, que contém milhares de milhões de dólares em medidas de gastos e redução de impostos.
Para ajudar a financiar o plano, o orçamento projetou cinco défices anuais consecutivos, totalizando mais de 110 mil milhões de dólares, começando com défices de 29,4 mil milhões de dólares, em 2016-17 e 29 mil milhões de dólares em 2017-18.
O Departamento de Finanças estimou que o orçamento Liberal, que inclui medidas para aumentar os investimentos em infraestrutura e redução de impostos para famílias com rendimentos médios e baixos, irá gerar um crescimento económico de 0,5 por cento este ano e de um por cento em 2017-18.
O Banco do Canadá baseou a sua avaliação com base nas observações do departamento, que considera razoáveis.
Fonte: Canadian Press