Banco de Portugal mantém previsão de crescimento económico de 3,9% em 2021

Lisboa, 26 mar 2021 (Lusa) — O Banco de Portugal (BdP) manteve hoje as previsões para a economia portuguesa em 2021, apontando para um aumento de 3,9% do PIB, e reviu em alta a projeção para 2022, segundo o Boletim Económico divulgado.

No Boletim Económico de março, hoje divulgado, o BdP espera que a economia portuguesa avance 3,9% este ano, o mesmo valor que antecipava em dezembro, sendo esta manutenção justificada pela maior resiliência da atividade económica ao novo confinamento, em consequência do “processo de aprendizagem das famílias e das empresas”, de “um enquadramento internacional menos sincronizado e mais favorável” e da “manutenção da ação decisiva das políticas monetárias, orçamentais e prudenciais”.

“A deterioração da situação sanitária no início de 2021 e consequente agravamento das medidas de contenção deverão conduzir a uma queda não esperada da atividade no primeiro trimestre do ano. Essa queda deverá ser inferior à observada no primeiro trimestre de 2020”, aponta o banco central, assinalando que a projeção de crescimento para o conjunto do ano assenta numa “elevada volatibilidade nas variações homólogas trimestrais”.

Para 2022, o banco central antecipa que o PIB aumente 5,2%, revendo em alta a anterior projeção de 4,5%. Para 2023, mantém-se a previsão de que a economia se expanda 2,4%.

Estas projeções assumem que as restrições impostas pela necessidade de conter a propagação da pandemia de covid-19 “serão gradualmente levantadas a partir do segundo trimestre de 2021”.

LT // JNM

Lusa/Fim