BANCO DE FOMENTO DEVERÁ ESTAR A FUNCIONAR EM SETEMBRO/OUTUBRO

Pires de Lima
Pires de Lima (Imagem de arquivo)
Pires de Lima
Pires de Lima
(Imagem de arquivo)

A estimativa é do ministro da Economia. António Pires de Lima, espera que o Banco de Fomento já deva estar a funcionar em setembro ou outubro deste ano, mas sublinha que o Governo ainda aguarda a autorização do Banco de Portugal, assim afirmou na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, onde foi ouvido na quarta-feira de manhã.

Já antes o governante tinha afirmado, que a ideia é a Instituição Financeira de Desenvolvimento, conhecida como Banco de Fomento, estar a funcionar no segundo semestre de 2014, sublinhando a importância do banco para a capitalização das Pequenas e Médias Empresas.

Depois respondendo a deputados da oposição, Pires de Lima disse ainda que o Governo já apresentou o projeto de estatutos ao Banco de Portugal e acredita que o regulador do setor financeiro “irá despachar esta licença, bem como o plano de negócios, estatutos e modelo de governação rapidamente, reconhecendo que se entregou com um mês de atraso o pedido de licença e isso deveu-se às negociações com a Comissão europeia e os credores de Portugal.

O Governo entregou em maio o pedido de autorização para a criação da Instituição Financeira de Desenvolvimento no Banco de Portugal, tendo o regulador seis meses para o fazer.

A nova instituição pública de crédito terá um capital inicial próximo dos 100 milhões de euros e pretende potenciar uma capitalização de 10 mil milhões de euros.