BANCO CENTRAL DO CANADA FAZ REVISÃO ECONÓMICA DO PAÍS

Foto: Wikipedia
Foto: Wikipedia

O Banco do Canadá revelou recentemente uma análise detalhada da sua previsão da economia canadiana, num período em que o país atravessa a segunda onda do vírus da covid-19.

No contexto da segunda vaga de pandemia mundial, o Banco do Canadá disponibilizou o relatório onde divulga as perspetivas da economia canadiana para 2020.

O Banco central acredita que o país foi poupado ao pior cenário possível, mas que não recuperará totalmente o que foi perdido em consequência do vírus da covid-19, pelo menos até 2022.

No seu relatório de política monetária, o banco revela que o Canadá teve uma forte recuperação durante o verão, mais do que seria de esperar com a queda económica do primeiro semestre do ano.

Para além disso, o relatório afirma que o barómetro de inflação do país, o índice de preços ao consumidor do Statistics Canada, indica um valor de 2%, abaixo da meta do banco até 2022.

A avaliação prevê, também, uma inflação anual de 0,6% neste ano, 1% no próximo e 1,7% em 2022.

Por outro lado, Tiff Macklem, governador do Banco do Canadá, garante que este manterá uma taxa básica de juros bastante baixa até que a economia recupere, podendo chegar aos 0,25%.

O banco apoia estas perspetivas num contexto do fim de bloqueios generalizados ou que uma vacina ou tratamento contra o vírus esteja disponível até 2022.

O Banco do Canadá reconhece que o governo canadiano teve um papel importante na situação financeira dos cidadãos e das empresas.