BAN KI-MOON APELA AO FIM DA VIOLÊNCIA PARA EVITAR OUTRA GUERRA EM GAZA

onuO secretário-geral da ONU lançou um apelo para o fim da violência em Gaza, face ao receio de que os ataques recíprocos entre palestinianos e israelitas desencadeiem uma nova espiral.
Para Ban Ki-moon, a região não pode permitir outra guerra, assim afirmou na reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, convocada para tentar resolver a atual crise que já provocou dezenas de mortos, a maioria dos quais civis palestinianos.
Após o encontro oficial, os membros do Conselho de Segurança retiraram-se para consultas privadas mas não foram feitos anúncios sobre os resultados.
Sob a presidência do chefe da missão do Ruanda, o embaixador Eugene Gasana, Ban Ki-moon disse que na sequência da onda de violência dos últimos dias morreram 88 palestinianos, a maioria dos quais civis, em ataques das forças israelitas.
Para o líder das Nações Unidas é uma realidade o risco de uma escalada total, com a ameaça palpável, de uma ofensiva terrestre, perante o relatório sobre a situação no Médio Oriente diante do Conselho de Segurança.
Ao relatar os factos, Ban Ki-moon disse que o Hamas e a Jihad Islâmica lançaram a partir de Gaza contra Israel mais de 550 ‘rockets’ e granadas de morteiro, enquanto as forças israelitas levaram a cabo mais de meio milhar de raides aéreos sobre Gaza e além das 88 vítimas mortais, registaram-se mais 339 feridos e 150 casas tinham sido destruídas ou gravemente danificadas.

O secretário-geral da ONU concluiu na sua intervenção que é mais urgente que nunca tentar encontrar denominadores comuns para restaurar a calma e conseguir um entendimento para um cessar-fogo.