BACTÉRIAS AJUDAM RECUPERAÇÃO DE INTESTINO FRAGILIZADO APÓS TRATAMENTO COM ANTIBIÓTICOS

LusaLisboa, 19 mar (Lusa) – Uma equipa de investigadores liderada por Karina Xavier, do Instituto Gulbenkian de Ciência, descobriu, numa experiência com ratinhos, que a alteração da “comunicação” entre bactérias pode beneficiar a recuperação da flora intestinal fragilizada após a toma continuada de antibióticos.

Justificando a pertinência do estudo, publicado hoje na revista Cell Reports, Karina Xavier explicou à Lusa que tratamentos após tratamentos com antibióticos “matam” a flora intestinal, deixando-a mais suscetível a outras infeções, uma vez que os antibióticos destroem um determinado número de bactérias “boas”, as que protegem naturalmente o organismo contra agentes nocivos.

“Temos uma comunidade de bactérias saudáveis que, à partida, vai ser capaz de se defender contra a invasão de organismos patogénicos. Quando tomamos um antibiótico, porque, por alguma razão, estivemos expostos a um organismo violento e temos que o destruir, vamos ter o efeito secundário de estar a romper a comunidade bacteriana, que vai ficar mais suscetível a outros invasores”, assinalou.