Aviação: Acordo entre a WestJet e sindicato dos mecânicos evita greve

Foi evitada uma potencial greve na WestJet. É o que revela uma declaração da companhia aérea de Calgary, divulgada na noite deste domingo, dia 5 de maio.

A WestJet diz que chegou a acordo com a Aircraft Mechanics Fraternal Association, sindicato que representa os mecânicos do setor da aviação.

Um dia antes, no sábado, a companhia aérea tinha emitido um aviso de bloqueio de 72 horas, ameaçando suspender o trabalho e os salários dos mecânicos. Trata-se de uma estratégia frequente em disputas laborais, que tem como objetivo pressionar os sindicatos a aceitar determinadas condições.

De acordo com a WestJet, o chamado ‘lockout notice’ foi declarado em resposta à ameaça de greve feita pela Aircraft Mechanics Fraternal Association.

O sindicato representa cerca de 670 engenheiros de manutenção de aeronaves e grupos de profissionais qualificados da transportadora.

Ao anunciar que a greve foi evitada, a WestJet não revelou os pormenores do acordo. Sabe-se, contudo, que as negociações incidiram sobre os salários, a subcontratação e a proteção contra despedimentos.

Foto: calgaryplanes.com