A Polícia Regional de York (YRP) não está a abrandar quando se trata de prevenir os roubos de automóveis.
Na quarta-feira, dia 2 de outubro, o serviço de polícia anunciou os pormenores sobre a ‘Operação Auto Guard 2.0’, que se diz ser uma abordagem multifacetada para combater os roubos de automóveis, incluindo o envolvimento da comunidade e a aplicação de medidas específicas.
O chefe do YRP, Jim MacSween, juntou-se ao presidente da Câmara de Richmond Hill, David West, e ao ministro Associado da Reforma do Furto de Automóveis e das Finanças do Ontário, Graham McGregor, para o anúncio.
Este ano, a YRP concentra-se nas mensagens de prevenção do crime em várias línguas populares em áreas frequentadas por ladrões de automóveis.
O material informativo está disponível no website da força policial e também será distribuído nas áreas com maior ocorrência de roubos.
São seis passos para se proteger:
- Não deixe objetos de valor no seu veículo.
- Instale um dispositivo de localização GPS – até mesmo um Apple Airtag é útil. Instale também um interrutor de desativação no seu veículo.
- Invista em câmaras exteriores para a sua casa.
- Utilize um bloqueio do volante.
- Tranque o veículo e guarde os porta-chaves num saco de Faraday longe da porta, para impedir que ladrões copiem o seu comando de chave com radiofrequências.
- Estacione numa garagem fechada e trancada, se possível.
A primeira ‘Operação Auto Guard’ foi uma iniciativa de sete semanas que levou à recuperação de 80 veículos no valor de mais de 5 milhões de dólares.
A iniciativa também levou à detenção de 56 pessoas que enfrentam centenas de acusações.
Desde então, a polícia afirma que os roubos de automóveis na zona diminuíram cerca de 30%.